Seja Bem Vindo!

SEJA BEM-VINDO! WELCOME! SEA BIENVENIDO! * Hoje é

2 de outubro de 2014

SÉRIE RIO PARAGUAI - 2 - JACARÉS


2. Paraguai e afluentes abrigam menor jacaré das Américas

20/07/2014 08h45 - Atualizado em 20/07/2014 08h50

LINK PARA ASSISTIR O VÍDEO DIRETO DO SITE DO G1


Rio Paraguai tem importância histórica na definição das fronteiras do Brasil.
Globo Rural mostra série sobre o rio e histórias que atravessam séculos.
José Hamilton Ribeiro e Eunice Ramos Do Globo Natureza, com informações do Globo Rural




A poucos quilômetros das nascentes, o Paraguai já toma corpo e forma de rio. Em um ponto do rio, ainda no município de Alto Paraguai, a cerca de 20 quilômetros da nascente, o rio já dá navegação.

Nos últimos 25 anos, o crescimento da agropecuária em Mato Grosso foi explosivo. Diamantino, município com muitas nascentes do rio, tem a agricultura muito boa. Morador da região há 30 anos, José Cazetta cria boi, produz soja e milho e é presidente do Sindicato Rural. Ele não acredita que as lavouras e pastagens estejam prejudicando o rio.

A partir da aprovação do Novo Código Florestal, em 2012, os agricultores que têm lavouras próximo às nascentes estão sendo chamados pelo Ministério Público para regularizar as áreas e, assim, obter licença ambiental.
Desde a nascente, o Paraguai vai recebendo afluente dos dois lados e vai juntando água. Um bicho fácil de ver no rio, principalmente no Pantanal, é o caimã. Uma outra espécie é o jacarepaguá, ainda se sabe pouco sobre ele, mas uma pesquisa coordenada pela Embrapa está sendo realizada na Estação Ecológica Serra das Araras, no município Porto Estrela, em Mato Grosso.

O trabalho tem que ser feito à noite, quando o bicho é mais ativo. Com lanternas e equipamentos especiais de captura seguimos pelo Rio Salobra, um dos afluentes do Rio Paraguai.

O trabalho de procura do jacaré e exaustivo para os pesquisadores. O jacarepaguá é o menor jacaré americano, chega a 1,6 metro, mais ou menos a metade do tamanho do caimã do Pantanal. Os pesquisadores coletam vários dados e fotografam o animal. Depois ele é solto.

Em quase seis horas de trabalho, apenas quatro jacarés foram capturados, um grande esforço, em nome da preservação da espécie.

O Paraguai chega à cidade histórica de Cáceres com ritmo sereno, na boca do Pantanal. Confira o vídeo com a reportagem completa e veja como funcionou o tratado que fixou o Rio Paraguai como limite, a linha divisória entre o território português na América e o território espanhol.








Nenhum comentário:

Postar um comentário