NÃO SE TEM A PRETENSÃO DE REUNIR TODOS OS ASSUNTOS RELATIVO AO TEMA GUERRA DO PARAGUAI, CAMPANHA DE MATO GROSSO DO SUL, TÃO SOMENTE OBJETIVAR DE FORMA DIDÁTICA OS CONTEÚDOS PRODUZIDOS POR DIFERENTES PESQUISADORES E DIFERENTES MÍDIAS.
TRATA-SE DE MATERIAL DE DIVERSAS FONTES AUTORAIS.
NÃO SE TRATA DE APROPRIAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS. CASO ALGUM CONTEÚDOS NÃO CONSTAR OS DEVIDOS CRÉDITOS, SOLICITAMOS DOS LEITORES QUE NOS CORRIJA, PARA A DEVIDA RATIFICAÇÃO.
NO CONCEITO HISTÓRICO, MESMO ESTUDANDO OS FATOS DO PASSADO, SEMPRE É POSSÍVEL REALIZAR NOVAS LEITURAS, INTERPRETAÇÕES, REESCRITA.
NINGUÉM É DONO DA VERDADE.
MEU PROPÓSITO É ESSENCIAL DIDÁTICO COM A FINALIDADE DE ESTIMULAR AS NOVAS GERAÇÕES AO ESTUDO DA HISTÓRIA, ASSOCIADA A OUTRAS DISCIPLINAS TAIS COMO: POLÍTICA; DIPLOMACIA; CONFLITOS; ANTROPOLOGIA; SOCIOLOGIA; ECONOMIA; GEOGRAFIA, TERRITÓRIO, POVO; ETNIA...
O CONHECIMENTO É PROPRIEDADE UNIVERSAL. SÓ TEM SENTIDO EXISTENCIAL QUANDO LHE É DADO ACESSO DA TODA A POPULAÇÃO.
CONHECER DIFERENTES PONTO DE VISTA SOBRE A MESMA TEMÁTICA, PERMITE DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DA CIDADANIA.
A GUERRA, OS CONFLITOS NÃO SÃO BENÉFICOS NEM PARA VENCEDORES E NEM PARA VENCIDOS. TODOS PERDEM. É SINÔNIMO DO FRACASSO DA CAPACIDADE HUMANA DE USAR A DIPLOMACIA, O DIÁLOGO, A FRATERNIDADE, A SOLIDARIEDADE, A JUSTIÇA.
A PAZ, SOMENTE A PAZ, REPRESENTA A CAPACIDADE DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS.
RADICALISMO, FANATISMO, NACIONALISMO SÃO PONTOS EXTREMOS NA HISTÓRIA DAS CIVILIZAÇÕES.
CADA UM CONSTRÓI A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário